Projeto Virtuaulas

Projeto Virtu@ulas
Vivenciando as TICs  na sala de aula

 
1 – Dados de Identificação do Projeto:
            Subtítulo:  PRAL - Minha Sala de Aula na Internet
            Disciplinas envolvidas: Português
            Escola: C.E. Delahê Fiquene
            Modalidade: Multidisciplinar
            Turmas:  2º ano A,B e C do período matutino
            Autor: Wilson Alves da Luz
Mídias Integradas:
  •  Textos impressões em diversos formatos:  Livros/revistas/jornais;
  •   Câmeras fotográfica/filmadora e/ou celulares com recursos de foto/vídeo/áudio;
  •   Dispositivos de armazenamentos: CD/DVD/pendriver/cartão de memória;
  •   Computador com e Internet;
  •   Editores de texto/imagem/áudio dos sistemas Windows e Linux. 
Duração do projeto:

 
·     O projeto poderá estender-se por todo o ano letivo, basta que se revezem os conteúdos. 

 
I – Justificativa:

 
A cada dia novas tecnologias surgem. Na mesma proporção, outras se tornam obsoletas. De modo que é humanamente impossível acompanhar o ritmo dos avanços tecnológicos. Entretanto, assim como não se pode alcançar tal evolução, não é possível simplesmente fechar os olhos e fazer de conta que o mundo que nós conhecemos não está se transformando em uma velocidade estonteante.

 
Hoje a tecnologia esta presente na vida das pessoas de todas as formas. O ser humano é uma ilha cercada por milhares de microchips e outras novidades da nanotecnologia. Não é possível ignorar o que ocorre em volta. Só existe duas alternativas: ou abraçamos essa nova realidade e mergulhamos de cabeça nesse mar de possibilidades ou esperemos pacificamente até sermos afogados por essa tsunami tecnológica.

 
A necessidade da introdução das TICs no contexto escolar tem sido uma constante nos discursos de quase todos os segmentos da sociedade. As famílias cobram dos gestores a implantação de recursos tecnológicos nas escolas. Os gestores cobram dos educadores que se capacitem para atuarem em conformidade com as novas exigências educacionais. Também os alunos exigem dos professores utilização dos equipamentos disponíveis na escola, principalmente do laboratório de informática.

 
Por sua vez, os professores sentem-se despreparados diante de tantas novidades trazidas pelos alunos e cobram dos gestores mais recursos e capacitação. Gerando assim um círculo vicioso. De forma que, na prática, a inserção das novas tecnologias no ambiente escolar tem sido algo quase insignificante.

 
É urgente que a escola busque, se não acompanhar, pelo menos tentar apropriar-se de algumas das ferramentas tecnológicas disponíveis, sob pena de se distanciar da realidade de sua clientela. Este projeto é uma das alternativas possíveis para viabilizar a inserção da escola nesse processo de transformação social.
  
II – Objetivo Geral: 
 Desenvolver no educando as habilidades e competências necessárias para utilizar o computador de forma educativa e prazerosa. 
III – Objetivos específicos:  
  • Promover a inclusão digital;
  • Fomentar a pesquisa;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Promover a integração dos alunos;
  •  Incentivar a leitura/escrita e o uso efetivo das mais diversas linguagens;
IV – PROCEDIMENTOS:

 
Etapa I:  Se familiarizando com o PRAL
           
O Professor deverá:
  • Fazer cadastro no portal www.pral.com.br ;
  • Personalizar o perfil;
  • Cadastrar sua escola e turmas; 
1º Momento – Com os alunos 
  • Pedir que formem grupos de no máximo cinco alunos;
  • Solicitar que façam uma breve pesquisa sobre as Redes Sociais na Iternet (conceito, origem, expansão, aplicabilidade etc.);
 2º Momento – Na sala de aula
  • Debater sobre o assunto pesquisado;
  • Fazer breve explanação sobre o conceito de Redes Sociais;
 3º Momento – Na sala de aula
  • Fazer uma lista com os endereços eletrônicos de cada aluno   (de preferência os       e-mails);  
 4º Momento – No laboratório de informática
  • Levar os alunos para o laboratório de informática;
  • Acessar um site onde se possa criar contas de e-mail grátis (de preferência sem exigência do CPF. www.hotmail.com por exemplo);
  • Solicitar aos alunos que ainda não tenham e-mail,  que cadastrem-se e criem  um.
  • Pedir a cada aluno que acesse o site www.pral.com.br e efetue o cadastro na qualidade de aluno. 
5º Momento – Fora da escola (casa, lan house etc.)
  • Pedir aos alunos que personalizem seus perfis;
  • Solicitar que os alunos acessem seus perfis no PRAL e aceitem o  convite para participar de uma turma;
  • Lembrar os alunos que o PRAL é uma rede social e que eles devem buscar “amigos” nela. 
 Etapa II: Utilizando as Redes Sociais no contexto escolar

 
1º Momento – Em casa ou na escola
           
O professor deverá:
  • Criar, com as ferramentas do PRAL, uma lista de seus alunos por turma;
  • Escolher um conteúdo (Romantismo nesse caso);
  • Procurar um vídeo no Youtube.com. Exemplos: http://www.youtube.com/watch?v=GXh6X98g3Mc (Pode ser outro tipo de mídia como música, slids, hipertextos etc. ou até mesmo outro site);
  • Disponibilizar o link do vídeo no mural das turmas e solicitar que os alunos o assistam;
  • Criar um banco de questões sobre o vídeo/assunto;
  • Criar uma prova com as ferramentas do PRAL com as questões armazenadas elaboradas; 
 2º Momento – No laboratório de informática, em casa, lan house etc.
           
 O aluno deverá:
  • Acessar o perfil e ler o MURAL DE RECADOS de sua turma
  • Acessar o LINK e assistir à vídeoaula e o/u pesquisar sobre o assunto
  • Responder a PROVA ONLINE  
3º Momento:       

O professor deverá:
  • Corrigir as provas enviadas pelos alunos
  • Lançar a nota na planilha de notas 
VI – AVALIAÇÃO:  
  • Levará em conta a participação efetiva do aluno no projeto;
  • A atualização do perfil pelo aluno, como nº de amigos, de mensagens etc;
  • O aprendizado dos conteúdos trabalhados;

 
Imperatriz-ma. 02 de fevereiro de 2012
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | ewa network review